CICLO PDCA E OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR PÚBLICA
Resumo
A escassez de recursos e da utilização de ferramentas de gestão nas instituições públicas municipais de ensino são problemas antigos neste país, especialmente nas cidades de pequeno porte do Semiárido Brasileiro. Tais fatores necessariamente dificultam o pleno alcance dos propósitos centrais dessas organizações. Diante disso, surgiu a seguinte indagação de pesquisa: como o Ciclo PDCA pode contribuir para otimizar os processos de gestão em uma escola pública de um pequeno município do Sertão Nordestino? Buscando responder essa questão, este estudo teve como objetivo principal demonstrar a possibilidade de aplicação desse instrumento de gestão para aprimorar os processos de uma escola da rede pública de Mirandiba-PE. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com observação direta, pesquisa documental e entrevista à gestora escolar. Os resultados obtidos expuseram os principais processos realizados diariamente nessa instituição e como são geridos, destacando-se a existência de apenas um plano de ação como instrumento de apoio administrativo. Portanto, constatou-se que o PDCA é uma ferramenta oportuna para aperfeiçoar a gestão da organização estudada, tornando-a mais eficiente e eficaz, inclusive, apresentou-se uma proposta sintética para sua implantação.