CICLO PDCA E OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR PÚBLICA

  • Mikael Genigleidson Ferreira da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Serra Talhada, PE, Brasil
  • Alexsandro Bezerra Correia Bilar Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Serra Talhada, PE, Brasil
  • Flávia Fernanda da Silva Moura Centro Universitário FIS – UNIFIS, Serra Talhada-PE, Brasil
Palavras-chave: Instituições Públicas de Ensino, Plano, Processo, Qualidade

Resumo

A escassez de recursos e da utilização de ferramentas de gestão nas instituições públicas municipais de ensino são problemas antigos neste país, especialmente nas cidades de pequeno porte do Semiárido Brasileiro. Tais fatores necessariamente dificultam o pleno alcance dos propósitos centrais dessas organizações. Diante disso, surgiu a seguinte indagação de pesquisa: como o Ciclo PDCA pode contribuir para otimizar os processos de gestão em uma escola pública de um pequeno município do Sertão Nordestino? Buscando responder essa questão, este estudo teve como objetivo principal demonstrar a possibilidade de aplicação desse instrumento de gestão para aprimorar os processos de uma escola da rede pública de Mirandiba-PE. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com observação direta, pesquisa documental e entrevista à gestora escolar. Os resultados obtidos expuseram os principais processos realizados diariamente nessa instituição e como são geridos, destacando-se a existência de apenas um plano de ação como instrumento de apoio administrativo. Portanto, constatou-se que o PDCA é uma ferramenta oportuna para aperfeiçoar a gestão da organização estudada, tornando-a mais eficiente e eficaz, inclusive, apresentou-se uma proposta sintética para sua implantação.

Publicado
2025-06-06
Como Citar
1.
Ferreira da Silva MG, Bezerra Correia Bilar A, da Silva Moura FF. CICLO PDCA E OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR PÚBLICA. RMS [Internet]. 6º de junho de 2025 [citado 13º de julho de 2025];7(2):267-76. Disponível em: https://revistamultisertao.com.br/index.php/revista/article/view/854