ESTRUTURAS CLÍNICAS INFANTIS: ESTUDOS SOBRE A INTERVENÇÃO PSICANALÍTICA

  • Gabriel Ferreira da Silva Centro Universitário FIS – UNIFIS, Serra Talhada-PE, Brasil
  • Társyla Priscyla Alves Marinho Centro Universitário FIS – UNIFIS, Serra Talhada-PE, Brasil
  • Júlia Di Freire Rodrigues Santiago Centro Universitário FIS – UNIFIS, Serra Talhada-PE, Brasil
  • Maria Fernanda Feitosa Cruz Centro Universitário FIS – UNIFIS, Serra Talhada-PE, Brasil
  • André Ferreira da Cruz Centro Universitário FIS – UNIFIS, Serra Talhada-PE, Brasil
  • Jailma Quaresma de Sousa Centro Universitário FIS – UNIFIS, Serra Talhada-PE, Brasil
  • Ana Luiza Pereira Dejaneto Centro Universitário FIS – UNIFIS, Serra Talhada-PE, Brasil
  • Luis Gustavo Rodrigues de Morais Centro Universitário FIS – UNIFIS, Serra Talhada-PE, Brasil
Palavras-chave: Criança, Família, Psicanálise

Resumo

Este estudo investigou as estruturas clínicas psicanalíticas em crianças, com o objetivo de compreender melhor o desenvolvimento psíquico infantil e orientar intervenções terapêuticas mais eficazes, sendo fruto de um grupo de pesquisa do Centro Universitário Faculdade de Integração do Sertão (UNIFIS). A pesquisa se baseou em teorias psicanalíticas clássicas e contemporâneas, como as de Freud, Klein, Lacan, Miller, Kernberg e Kristeva, para analisar as manifestações de neurose, psicose e perversão no desenvolvimento emocional e psicológico das crianças. O objetivo principal foi identificar padrões de desenvolvimento que pudessem indicar predisposições a distúrbios emocionais e comportamentais, permitindo a intervenção precoce. O estudo utilizou um método qualitativo, com revisões teóricas e estudos de caso clínicos, para explorar como essas estruturas psicanalíticas se formam e se manifestam na infância. Os resultados indicaram que a identificação precoce dessas estruturas clínicas é crucial para evitar o agravamento de distúrbios psicológicos. Padrões de neurose, psicose e perversão foram observados como influenciados por fatores intrapsíquicos e familiares, reforçando a necessidade de uma abordagem terapêutica direcionada. As conclusões ressaltam que a compreensão dessas estruturas desde os primeiros anos de vida oferece uma base sólida para intervenções terapêuticas mais precisas, promovendo a saúde mental infantil e fornecendo suporte adequado tanto para as crianças quanto para suas famílias. Esse estudo destaca a importância da psicanálise no diagnóstico e tratamento precoce de distúrbios emocionais na infância.

Publicado
2025-06-06
Como Citar
1.
Ferreira da Silva G, Alves Marinho TP, Di Freire Rodrigues Santiago J, Feitosa Cruz MF, Ferreira da Cruz A, Quaresma de Sousa J, Pereira Dejaneto AL, Rodrigues de Morais LG. ESTRUTURAS CLÍNICAS INFANTIS: ESTUDOS SOBRE A INTERVENÇÃO PSICANALÍTICA. RMS [Internet]. 6º de junho de 2025 [citado 13º de julho de 2025];7(2):261-6. Disponível em: https://revistamultisertao.com.br/index.php/revista/article/view/853