QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO COMO MEDIDA PREVENTIVA CONTRA O ESTRESSE E A SÍNDROME DE BURNOUT NAS ORGANIZAÇÕES

  • Roseane Alves da Silva Faculdade de Integração do Sertão - FIS
  • Maria Ana Cristina Inácio de Melo Faculdade de Integração do Sertão - FIS
Palavras-chave: Estresse, Prevenção, Qualidade de vida no trabalho, Síndrome de Burnout

Resumo

A problemática consiste em como a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), pode gerar benefícios contra o Estresse e a Síndrome de Burnout nas instituições atuando através de ações preventivas? Visto que colaboradores submetidos continuamente a condições inadequadas de trabalho, possivelmente, não realizarão suas atividades de forma eficiente e eficaz, ocasionando resultados negativos para a organização e poderá ser acometido por doenças relacionadas ao trabalho.
A realização deste trabalho se apoia na estrutura de objetivos previamente determinados, assim o objetivo geral constitui-se em identificar como a QVT, pode atuar de forma preventiva contra o estresse e a Síndrome de Burnout nas organizações. O estudo foi realizado através de uma revisão bibliográfica. Dentre os adoecimentos de cunho psicológico que acometem indivíduos no trabalho, foram apresentados conceitualmente o Estresse e a Síndrome de Burnout. Foi identificado através desta pesquisa que a prevenção e promoção de saúde ofertada pela QTV pode prevenir adoecimentos nos colaboradores, inclusive de cunho psicológico, como o Estresse e a Síndrome de Burnout, e que programas de QVT podem ser ajustados de acordo com a necessidade de cada organização para uma atuação ainda mais eficiente.

Publicado
2019-06-30
Como Citar
1.
Alves da Silva R, Inácio de Melo MAC. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO COMO MEDIDA PREVENTIVA CONTRA O ESTRESSE E A SÍNDROME DE BURNOUT NAS ORGANIZAÇÕES. RMS [Internet]. 30º de junho de 2019 [citado 2º de maio de 2024];1(2):333-42. Disponível em: https://revistamultisertao.com.br/index.php/revista/article/view/80