OS DESAFIOS E MELHORIAS DOS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE NA IMPLENTAÇÃO DO e-SOCIAL

  • Thainá Ferreira de Sousa Centro Universitário FIS – UNIFIS, Serra Talhada-PE, Brasil
  • Juliana de Sá Gonçalves Centro Universitário FIS – UNIFIS, Serra Talhada-PE, Brasil
Palavras-chave: eSocial, Órgãos Federais, Unificação

Resumo

O sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias (eSocial), foi criado com o intuito de melhoria para as empresas em relação a transmissão das informações para os órgãos federais de tal forma a facilitar os métodos de fiscalização por parte do governo e diminuição de erros quanto as informações repassadas pelas empresas ao sistema unificado. A facilidade que a era digital traz consigo a questão de não se deslocar as instituições para fazer as demandas da empresa, mas sim fazer todo o processo digitalmente, dentro dos prazos estabelecidos e com um menor percentual de erros. Esta pesquisa teve por objetivo geral expor os desafios aos profissionais contábeis e as melhorias necessárias para implementação do eSocial nas empresas. Para elaboração deste artigo foi utilizado uma metodologia de pesquisa bibliográfica. Concluindo assim que a pesquisa realizada permitiu compreender como funciona o eSocial e o quão importante a unificação de todos os órgãos em uma única plataforma é para as empresas.

Publicado
2024-09-02
Como Citar
1.
Ferreira de Sousa T, de Sá Gonçalves J. OS DESAFIOS E MELHORIAS DOS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE NA IMPLENTAÇÃO DO e-SOCIAL. RMS [Internet]. 2º de setembro de 2024 [citado 13º de outubro de 2024];6(3):418-25. Disponível em: https://revistamultisertao.com.br/index.php/revista/article/view/790