A VISÃO DOS PROFESSORES QUANTO À PRÁTICA RECREATIVA NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
A infância é a faixa etária crucial para a formação da criança, pois se trata do período em que ela está construindo sua identidade e parte de sua estrutura física, afetiva e intelectual. A recreação é uma atividade de lazer, que é caracterizado pelo lúdico e livre e possibilita as crianças a descontração e alegria. Tendo em vista este conceito, é importante ressaltar que o lazer não é apenas um passatempo, uma vez que ele pode manifestar também atividades educativas, sociais dentre outras. Deste modo o objetivo do presente estudo foi investigar a compreensão e utilização do lúdico por parte dos professores na educação escolar infantil. O estudo foi realizado nas escolas de ensino infantil particulares do município de Princesa Isabel-PB, onde a amostra obtida teve um total de 15 professoras do ensino infantil. Os dados foram coletados através de um questionário semiestruturado, contendo oito perguntas objetivas que abordam questões a respeito de como os professores veem a recreação como uma ferramenta de ensino e aprendizagem, onde foi possível observar que os participantes da pesquisa utilizam a recreação em sala de aula e acreditam que seja uma ferramenta poderosa na formação infantil. Desta forma, é possível concluir que as crianças poderão beneficiar-se das atividades recreativas escolares para desenvolver aspectos sociais, cognitivos, físicos e afetivos através da recreação.