O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

COMITÊ DE ÉTICA

Todos os artigos envolvendo estudos com humanos ou animais deverão ter Pareceres dos Comitês de Ética de Pesquisa em Seres Humanos ou em Animais autorizando tais estudos.

 

TAXA DE SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DE ARTIGOS

 Não há taxas de submissão e de avaliação de artigos

FORMA E PREPARAÇÃO DOS MANUSCRITOS

Os artigos devem ser submetidos em língua portuguesa, inglesa e/ou espanhol. Artigos submetidos em outros idiomas não serão aceitos. Cada artigo deve ter um resumo em português e em inglês com palavras chave na língua correspondente. Os estudos devem ser apresentados de forma que qualquer pesquisador interessado possa reproduzir os resultados. Para isso estimulamos o uso das seguintes recomendações, de acordo com a categoria do manuscrito submetido:

CONSORT checklist e fluxograma para ensaios controlados e randomizados (http://www.consort-statement.org/)

STARD checklist e fluxograma para estudos de acurácia diagnóstica (http://www.stard-statement.org/)

MOOSE checklist e fluxograma para metanálises e revisões sistemáticas de estudos observacionais (http://www.equator-network.org/reporting-guidelines/systematic-reviews-and-meta-analysis-of-preclinical-studies-why-perform-them-and-how-to-appraise-them-critically/)

PRISMA checklist e fluxograma para revisões sistemáticas e metanálises (http://www.prisma-statement.org/)

STROBE checklist para estudos observacionais (https://www.strobe-statement.org/index.php?id=strobe-home)

RATS checklist para estudos qualitativos (http://www.equator-network.org/reporting-guidelines/qualitative-research-review-guidelines-rats/)

Pormenores sobre os itens exigidos para apresentação do manuscrito estão descritos mais adiante.

Artigos Originais

 Esta seção destina-se a divulgar pesquisas originais que apresentem resultados relevantes, que possam ser reproduzidos e/ou generalizados. O artigo deve ser estruturado em: título, autores, afiliação dos autores, resumo, abstract, introdução, método, resultados e discussão, conclusões e referências. Mais detalhes sobre a formatação do artigo para submissão encontram-se na seção de estruturação do artigo mais adiante.

 

Informações adicionais

 Devem ter até 3.000 palavras (excluindo resumo, abstract, tabelas, figuras e referências).

As tabelas e figuras, limitadas a 5 (cinco) no conjunto, devem incluir apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas.

Resumo e abstract devem ter até 250 palavras, cada um. O resumo (e o abstract) deve vim acompanhado de 3 (três) até 5 (cinco) palavras-chave (keywords), separadas por ponto e em ordem alfabética. As palavras-chave e os keywords devem ser obrigatoriamente indexados no BVS (Biblioteca Virtual de Saúde)/ DECS (http://decs.bvs.br/).

As referências devem ser limitadas a 30, incluir apenas as referências estritamente pertinentes e relevantes ao tema abordado. Deve-se evitar a inclusão de número excessivo de referências numa mesma citação. Citações de documentos não publicados e não indexados na literatura científica (Dissertações, Teses, relatórios, sites de internet, resumos em Anais de evento, e outros) devem ser evitadas.

Limita-se a nove o número máximo de autores.

 

Artigos de Revisão/Atualização

 São aceitos artigos de revisão narrativa, integrativa, revisões sistemáticas ou meta-análises.

Os artigos de revisão caracterizam-se por meio da síntese de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos e objetivam responder à pergunta específica e de relevância para a área do escopo da RMS. O artigo deve ser estruturado em: título, autores, afiliação dos autores, resumo, abstract, introdução, método, resultados e discussão, conclusões e referências. Descrever com pormenores o processo de busca dos estudos originais, os critérios utilizados para seleção daqueles que foram incluídos na revisão e os procedimentos empregados na síntese dos resultados obtidos pelos estudos revisados. Consulte:

 MOOSE checklist e fluxograma para metanálises e revisões sistemáticas de estudos observacionais (http://www.equator-network.org/reporting-guidelines/systematic-reviews-and-meta-analysis-of-preclinical-studies-why-perform-them-and-how-to-appraise-them-critically/)

PRISMA checklist e fluxograma para revisões sistemáticas e metanálises (http://www.prisma-statement.org/)

A revisão narrativa destinada à avaliação crítica e sistematizada da literatura e devem conter: título, autores, afiliação dos autores, resumo, abstract, introdução (incluir procedimentos adotados, delimitação e limitação do tema), desenvolvimento, considerações finais e referências.

 

Informações adicionais para todos os artigos de revisão (narrativa, integrativa, sistemáticas ou meta-análises)

 Devem conter até 3.500 palavras (excluindo resumo, abstract, tabelas, figuras e referências).

As tabelas e figuras, limitadas a 4 no conjunto, devem conter apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas.

Resumo e abstract devem ter até 250 palavras, cada um. O resumo (e o abstract) deve vim acompanhado de 3 (três) até 5 (cinco) palavras-chave (keywords), separadas por ponto e em ordem alfabética. As palavras-chave e os keywords devem ser obrigatoriamente indexados no BVS (Biblioteca Virtual de Saúde)/ DECS (http://decs.bvs.br/).

 As referências devem ser limitadas a 40, incluir apenas as referências estritamente pertinentes e relevantes ao tema abordado. Deve-se evitar a inclusão de número excessivo de referências numa mesma citação. Citações de documentos não publicados e não indexados na literatura científica (Dissertações, Teses, relatórios, sites de internet, resumos publicados em Anais de eventos científicos e outros) devem ser evitadas.

Limita-se a quatro o número máximo de autores para revisões narrativas.

Limita-se a nove, o número máximo de autores para revisões integrativas, sistemáticas e/ou meta-análises.

 

Pontos de vista

Destinados a expressar opinião sobre assuntos, que ilustrem situações pouco frequentes ou contraditórias, as quais mereçam maior compreensão e atenção por parte dos profissionais das áreas da RIS. Deve conter: título, autores, afiliação dos autores, resumo, abstract, introdução, tópicos de discussão, considerações finais e referências.

 Informações adicionais:

Devem ter até 2.000 palavras (excluindo resumo, abstract, tabelas, figuras e referências).

As tabelas e figuras, limitadas a 2 (dois) no conjunto, devem conter apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas.

Resumo e abstract devem ter até 200 palavras, cada um. O resumo (e o abstract) deve vim acompanhado de 3 (três) até 5 (cinco) palavras-chave (keywords), separadas por ponto e em ordem alfabética. As palavras-chave e os keywords devem ser obrigatoriamente indexados no BVS (Biblioteca Virtual de Saúde)/ DECS (http://decs.bvs.br/).

 As referências devem ser limitadas a 15, incluir apenas as referências estritamente pertinentes e relevantes ao tema abordado. Deve-se evitar a inclusão de número excessivo de referências numa mesma citação. Citações de documentos não publicados e não indexados na literatura científica (Dissertações, Teses, relatórios, sites de internet, resumo em Anais de eventos e outros) devem ser evitadas.

 Limita-se a três, o número máximo de autores.

 

Formato de Apresentação dos Artigos

 Os artigos devem ter a seguinte formatação: folhas de tamanho A4 (210 x 297 mm), em uma coluna, com margens de 2,5 cm, espaçamento 1,5 entre as linhas, fonte times new roman 12. Todas as páginas devem ser numeradas na borda superior direita a partir da primeira página.

 Tabelas, Figuras e Quadros

 As tabelas devem estar inseridas no texto em seu devido lugar e com a respectiva legenda, sendo que as mesmas devem ser planejadas para serem apresentadas em 8 cm ou 17 cm de largura. O título das figuras deverá ser colocado sob as mesmas e os títulos das tabelas e quadros sobre os mesmos, devendo seguir a padronização abaixo.

As figuras devem ser enviadas nos formatos: power point, excel ou word - evitando o envio de ilustrações e gráficos no formato jpg, gif, png, etc. Se não for possível, enviar as ilustrações e gráficos no formato PDF.

Exemplos:

 Tabela 1. Características sociodemográficas de mulheres com câncer de mama no Município de Serra Talhada-PE, 2019.

Figura 1. Distribuição da prevalência de hanseníase por sexo e idade no Município de Serra Talhada-PE, 2019.

Na descrição de tabelas, figuras e quadros quando publicados recomenda-se que o autor replique os dados informando a fonte, seguida da expressão "adaptado".

 

Estruturação do artigo

 Primeira Página

1) Categoria do artigo (fonte Times New Roman, Tamanho 12, alinhado à direita em itálico);

2) Título em Português e Inglês (fonte Times New Roman, Tamanho 12, Não usar abreviaturas);

3) Nome completo dos autores acompanhado do número sobrescrito indicativo das suas afiliações institucionais, indicando estado e país. Não permitido siglas no nome das instituições (fonte Times New Roman, Tamanho 10).

4) Resumo e Abstract deve ser escrito em parágrafo único (fonte Times New Roman, Tamanho 10, espaçamento entre linhas simples);

5) Palavras-chave (fonte Times New Roman, Tamanho 10)

6) Nome e endereço completo, incluindo e-mail do autor responsável pelo artigo (fonte Times New Roman, Tamanho 12, em nota de rodapé);

 

 Resumo e abstract

 Os resumos são descritivos, mas devem conter a introdução, o objetivo, o método, os resultados, e as conclusões. As palavras-chave (keywords) em número de 3 a 5 devem ser indicadas logo abaixo do resumo e do abstract, separadas por ponto e em ordem alfabética, extraídas na BVS (Biblioteca Virtual de Saúde)/ DECS (http://decs.bvs.br/).

 

Segunda página

 Texto principal do manuscrito

Após o resumo e o abstract, em uma nova página deve ser colocado o texto principal do artigo. Visite as especificações para cada categoria de artigo, na qual se encontram as seções necessárias.

 

Referências

 As referências devem apresentadas em ordem alfabética segundo as normas da ABNT. As abreviações das revistas devem estar em conformidade com o Index Medicus/Medline - na publicação List of Journals Indexed in Index Medicus, ou atravs do site http://www.nlm.nih.gov/. Somente utilizar revistas indexadas.

 

Agradecimentos

 Os agradecimentos às pessoas que contribuíram de alguma forma, mas que não preenchem os requisitos para participar da autoria, devem ser colocados após as referências, contanto que haja permissão das mesmas. Apoio econômico, de material e outros, também podem constar neste tópico.

 

Financiamento

 Os autores devem descrever (se houver) as fontes e agências financiadoras da pesquisa com a indicação do número do processo de financiamento. Caso não haja financiamento para a pesquisa, os autores devem escrever já no momento da submissão, a seguinte frase: Esse estudo não recebeu nenhum tipo de auxílio financeiro externo e foi financiado pelos próprios autores.

 

Conflito de Interesses

 Os autores devem relatar se há algum tipo de conflito de interesses com a pesquisa e com os dados apresentados. Caso não haja conflito de interesses a declarar, os autores devem escrever já no momento da submissão a seguinte frase: Os autores não têm conflito de interesses a declarar.

 

 

Aspectos Éticos

 Os artigos originais que utilizaram amostra de humanos ou de animais somente serão publicados se tiveram aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa institucional e se respeitar os padrões de ética em pesquisa da Declaração de Helsinque. Nesse tópico os autores devem escrever a seguinte frase: A aprovação ética foi obtida a partir do Comitê de Ética em Pesquisa com [Seres Humanos ou Animais] da instituição [Colocar o nome da Universidade ou Instituto que aprovou o estudo], aprovado pelo parecer: [parecer de aprovação].

  

Contribuição dos autores

 Os autores devem relatar a contribuição de cada um dos autores para o artigo. Somente se considera como autor do trabalho aquela pessoa que contribuiu substancialmente para o planejamento e/ou desenvolvimento e/ou escrita e/ou análise crítica e teórica para o objeto apresentado. Todos os autores devem ter lido e aprovado a versão final do manuscrito. Os autores devem escrever a seguinte frase, já no momento da submissão, nesse tópico: Concepção e delineamento do experimento: [Adicionar as iniciais do nome dos autores que fizeram essa etapa]. Realização dos experimentos: [Adicionar as iniciais do nome dos autores que fizeram essa etapa]. Análise dos dados [Adicionar as iniciais do nome dos autores que fizeram essa etapa]. Contribuição com reagentes/materiais de pesquisa/ferramentas de análise: [Adicionar as iniciais do nome dos autores que fizeram essa etapa]. Escrita do artigo: [Adicionar as iniciais do nome dos autores que fizeram essa etapa]. Todos os autores leram e aprovaram a versão final do manuscrito.

 

Envio de manuscritos

 Processo de submissão

 Os artigos devem vir acompanhados pelos documentos suplementares a, b, c e d. O manuscrito deve ser submetido via on line.

 

Endereço da Revista

Faculdade de Integração do Sertão

Editores- chefe: Prof. Dr. João Luiz Quirino da Silva Filho; Prof. Dr. Paulo Eduardo Carnaval Pereira de Rocha e Profa. Dra. Raquel Diniz Rufino.

Email: revistamultisertao@gmail.com

Rua João Luiz de Melo, 2110 – Bairro Tancredo Neves

CEP 56909-205

Serra Talhada-PE, Brasil.

Tel: (087) 3831-1472

Artigos

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